Home RSS  Gold   Silver  Join Follow About  Contact Publish Donate! Help
Mathaba.Net Mathaba - bypass the gate-keepers 
Printable version See our news feeds? toolbar

  Libya Africa Europe Latina


O sofrimento líbio

Posted: 2012-03-07
From: Mathaba
    Share on TwitterFacebook
Foto: Rebeldes maltratam trabalhador imigrante da Nigéria.


Por Flávio Gonçalves

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) abandonou no início deste mês a Líbia, em protesto pelas violações dos "direitos humanos" no país. A MSF chegou ao país para prestar auxílio médico aos feridos de guerra, de ambos os lados; sucede que após a suposta captura e execução pública de Muammar Khadafi os voluntários da MSF viram as suas funções alteradas: as "democráticas novas autoridades" líbias colocaram-nos a prestar serviços nas cadeias do país.

Não fosse já estranha a nova tarefa, pior ainda foram as circunstâncias: os médicos internacionais acabaram a prestar assistência a centenas e centenas dos milhares de detidos tidos na conta de "apoiantes de Khadafi", efectuando curativos nos ferimentos resultantes das brutais torturas a que estão a ser sujeitos pelos "democratas", nalguns casos entre sessões! Ou seja: o preso era torturado, quando estava pelas agonias da morte era levado aos Médicos Sem Fronteiras e, mal estabilizava, regressava para a câmara de tortura.

Frustado por ver os seus pedidos de transferência dos presos torturados para instalações hospitalares e tendo testemunhado a morte de muitos deles como consequência das barbaridades a que estão a ser sujeitos os prisioneiros, a MSF decidiu bater com a porta e abandonar o país.

A Amnistia Internacional já confirmou a triste realidade da Líbia "democrática e libertada", os "democratas" que chegaram ao poder por via do golpe de Estado e apoio militar/bombardeamento estratégico de Reino Unido, França e Estados Unidos, com o simpático apoio do governo "democrático" de Portugal e o bate palmas de alguns intelectuais da Direita portuguesa, estou certo que equivocados dada a relação de estima e amizade que tenho para com alguns – o que me leva a não divulgar os seus nomes, pois eles sabem quem são; têm-se divertido a executar, mutilar, torturar e aprisionar alegremente todo o cidadão líbio que não demonstre um nojo horrendo pela figura de Khadafi e pelos feitos do antigo regime.

Só num mundo totalmente absorto numa mentalidade orwelliana é que se pode considerar que a Líbia foi "liberta", que os terroristas que tomaram o poder de assalto são "democratas" e os nossos governantes (portugueses e europeus) não merecem ser processados pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

About Flavio Goncalves

Flavio Goncalves was born in the Azorean Archipelago, Portugal, and nowadays lives in Lisbon, the Portuguese capital.
spacer
Twitter Facebook
Related: 
#
  Is this item incorrect? Please click here to report it!  
 E-MAIL THIS    COMMENT ON THIS    HOME PAGE    PRINT THIS   Printable version Share on Facebook Share on Twitter    Email this article
    REDDIT    DIGG    DELICIO.US   FACEBOOK   RE-TWEET it!    MANY MORE OPTIONS... 

 View and/or Add Comments to this Article 

The link for this item is: www.mathaba.net/news/?x=629989   Copyrights!  
Send this article via Outlook or via web/other Email
Mathaba relies on your support for independent as well as investigative journalism. Please subscribe for a small fee and also join our free Daily Briefing. More options here.

:: This site contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a 'fair use' of any such copyrighted material. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond 'fair use', you must obtain permission from the copyright owner.
::  We always mention the author and link the original site and page of every article. Disclaimer




MAIN INDEX PAGE
ALL TOPICS
NEWS ALERTS!

Mathaba Google
Advertise here
Follow us on Twitter


heyu

INFO PARTNERS:^ TOP ^
USEFUL LINKS:^ TOP ^

Webutation Score

Free Web Stats


Check out our Android App!
spacer
RSS Facebook Twitter
  Mathaba Now: click here Reader Information
search

get our free news alerts

Get our daily briefing!

Enter your email address:

Not sure? Try it out! Each Email has an easy unsubscribe link. Or find out why you should sign up:

See Reader Testimonials

Important information tools!
Most Commented:

Recently Commented:


Live chat services by Olark






China Wholesale


Follow Mathaba